sexta-feira, 28 de março de 2014

Operação COIVARA

        O Grupamento Aéreo de Segurança Pública - GRAESP teve participação efetiva na Operação Coivara da Polícia Civil do Estado do Estado do Pará que se realizou nos municípios de Nova Esperança do Piriá, Viseu, Garrafão do Norte, Cachoeira do Piriá, Tome Açu e adjacências no período de 17 a 24 março do corrente. As ações da Operação Coivara visaram a erradicação de plantações de cannabis sativa nas regiões mencionadas. Com as ações repressivas a Polícia Civil juntamente com o GRAESP promoveram o combate ao tráfico ilícito de drogas com a destruição de plantações e desarticulação de organizações criminosas que financiam esta atividade ilegal. O helicóptero Guardião 01 com sua tripulação composta pelo MajBm Marlon Francez, Delegado Nelson Sobreira, Ipc Romildo, Ten Pm Edmo, Sgt Pm Elenilson, Sd Pm Heraldo e Eduardo teve sua ação reconhecida como imprescindível ao excelente resultado da operação.
       Foram mais de 100.000 pés de maconha e 5.000 mudas destruídos em 12 roças, apreensão de 80 kg de maconha beneficiada, 20 kg de sementes além de armas de fogo artesanais e diversas munições.


      “A participação do GRAESP nesta operação corroborou ainda com a prevenção de diversos outros crimes, como homicídios e assaltos potencializados pelo tráfico de entorpecentes quando evitou que chegasse a capital toda essa droga, incinerada ainda no local do plantio”, informou o DPC Piloto Nelson Sobreira.

 Local do plantio de pés de maconha - 

DPC Piloto Nelson Sobreira e Maj BM Marlon 


                  Participaram integradas as organizações do Corpo de Bombeiro - viatura Resgate, equipes da COE PM e Peritos do Instituto de Perícias Científicas.




ASCOM/GRAESP

segunda-feira, 17 de março de 2014

Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará terá apoio de Comitê de Voo

          O Comitê de Voo do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) entrou em vigor neste dia 11 de março de 2014, com o objetivo de aprimorar o processo decisório e fortalecer a doutrina aeronáutica e operacional. Será um órgão colegiado com natureza consultiva, sobre assuntos de alta relevância e complexidade no cumprimento das missões pertinentes à política de pessoal e legislação interna, assim como, demais assuntos relativos às atividades operacionais sob a proteção da segurança operacional, desde a seleção, formação, treinamento e ações pré e proativas. Dentre as atribuições do comitê está definir se o piloto, após o término do estágio, possui os atributos para assumir função de comandante de operações ou comandante de aeronave.
        Segundo o comandante do GRAESP, tenente-coronel Gonçalves, a criação do comitê tem como objetivo melhorar a segurança das operações. Para o coronel, o comitê vai garantir a qualidade e segurança das operações. "Este comitê vista doutrinar o ingresso de servidores nesta atividade, e qualificar os servidores que já estão em atividade. O conselho de voo vai analisar a proficiência, as condições psicológicas e outras funções", explica. "Não haverá indicação política nas promoções, vai ser um crivo de vários setores com critérios técnicos", conclui o comandante, que prevê a abertura de concursos públicos para pilotos e tripulantes até o mês de abril.




ASCOM/GRAESP